top of page
Buscar

Visão celular

  • quadrangulartemplo
  • 23 de dez. de 2015
  • 15 min de leitura


Visão celular Nossa igreja já há algum tempo tem abraçado esta visão, não temos ainda uma experiência tão profunda nesta visão que nos dê autoridade para ensinar aos outros sobre ela. Por isso a estamos adotando na íntegra, fazendo apenas o mínimo de adaptações necessárias para a nossa realidade. Por muito tempo os lideres da Igreja do evangelho Quadrangular relutaram não contra esta visão, mais pela forma como ela estava sendo imposta por alguns. Temos uma história como igreja e não estamos rejeitando nada do que Deus nós ensinou ate aqui pelo Espírito Santo. Enganam-se aqueles que pensam que estamos mudando de visão ou assumindo uma identidade diferente. Pelo contrario, estamos nessa nova caminhada abraçando o ide de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Outrora tínhamos uma visão introspectiva (vivíamos em quatro paredes esperando que o pecador viesse até nós) Hoje não. Hoje temos a consciência de estarmos comprometidos com o ide de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nesta grande comissão. Temos a certeza de sermos muito mais eficazes nesta caminhada de fé e conquista. Que Deus nos abençoe a ponto de podermos amanhã compartilhar com outros, não apenas um material como este, mas uma experiência de sucesso.

Qual a base bíblica para o modelo de igreja em células?

O costume de usar reuniões caseiras para anunciar o Evangelho não nasceu com os apóstolos. Jesus usou este método insistentemente durante todo o seu ministério

Matheus 26:6 E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,

Marcos 2:15 E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores, porque eram muitos e o tinham seguido.

Ele não apenas deu o exemplo prático, como ensinou os seus discípulos a buscarem sempre uma “casa digna” para anunciar a Palavra.

Matheus 10 :11 ao13 E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno e hospedai-vos aí até que vos retireis. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; e, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.

A igreja no seu inicio

A Igreja começou nas casas e terminará nas casas. No processo de restauração que Deus tem operado através dos séculos, a Igreja está fazendo o percurso de volta de Roma para Jerusalém. Diz a Palavra de Deus que a igreja original reunia-se todos os dias “no templo e de casa em casa”

Atos 2:46 e 47 Diariamente perseverando unânimes no templo, e partindo pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo.

Todos os dias acrescentava-lhes o Senhor os que se iam salvando!

Atos 5 - 42 E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo.

Quando a igreja saiu de Jerusalém para conquistar o mundo, isso não mudou. Embora tenhamos relatos dos apóstolos usando lugares públicos como sinagogas, praças e escolas para expandir o evangelho.

Atos 17:17 De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos e, todos os dias, na praça, com os que se apresentavam.

Atos 18:4 E todos os sábados disputavam na sinagoga e convencia a judeus e gregos.

Atos 19-8 e 9 E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus.

Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano. Porém era nas casas que os cristãos costumavam reunir-se e que a vida da igreja desenvolvia-se plenamente.

Atos 12:2 E, considerando ele nisso, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.

Romanos 16:3 ao 5 Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram a sua cabeça; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia em Cristo.

I Coríntios 16:19 As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa.

Colossenses 4:15 Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia, e a Ninfa, e à igreja que está em sua casa. Diz-se que a primeira célula de evangelismo descrita com detalhes no livro de Atos reuniu-se na casa de Cornélio .

Atos 10:24 E, no dia imediato, chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos. Esse gentio recebeu Pedro em sua casa e para isso reuniu sua família e amigos íntimos. Ali Pedro pregou a Palavra, houve um grande derramar do Espírito, todos os presentes se converteram e foram imediatamente batizados nas águas.

O resultado mundial das igrejas em células!

Vários pesquisadores têm tentando buscar respostas que venham a levar as denominações a ganharem almas, conservá-las no meio da Igreja, e bem mais que isso conduzi-las ao crescimento na vida cristã. Entretanto a maioria consegue dar maior ênfase ao evangelismo domingueiro e infelizmente, na maioria das vezes um percentual de menos de cinqüenta (50%) por cento permanece nas igrejas. "As pessoas entram pela porta da frente e saem pela dos fundos. Para cumprir o Ide de Jesus deve haver uma grande mudança a começar pela conscientização dos discípulos, nas estratégias para a evangelização e conseqüentemente na conservação dos frutos. Temos conseguido isso com a Visão Celular, então gostaríamos que você entendesse como ela funciona.

O que é uma Igreja em Células?

É uma comunidade de cristãos baseada em pequenos grupos, que se reúnem regularmente nas casas, locais de trabalho, escolas e outros lugares apropriados, com o objetivo de promover evangelismo, pastoreamento, comunhão, oração e ensino da Palavra de Deus. Quais as vantagens de uma Igreja Celular?

1. O modelo de Igreja em Células é a grande revolução eclesiástica desse novo milênio. Só isso já seria motivo para abraçarmos esta visão. Entretanto, ela apresenta muitos argumentos a seu favor:

2. As células facilitam o relacionamento íntimo e o desenvolvimento de alianças de companheirismo.

3. As células permitem e promovem um crescimento ilimitado da igreja, uma vez que ela não fica restrita às dimensões de um templo.

4. As células fomentam a formação prática de novos líderes.

5. As células fornecem o ambiente propício para que cada crente exercite seus dons e talentos, permitindo a participação de todos.

6. As células alcançam com mais facilidade os perdidos, porque vão aonde eles estão sem o formalismo comum nos templos.

7. As células permitem o acompanhamento pessoal de qualidade, já que todo crente tem um líder próximo de si.

8. As células são a maneira mais eficiente de implantação de novas igrejas.

9. Através do discipulado o ensino passa por todos os membros da igreja, favorecendo a unidade na fé e na visão.

10. As células a unidade do corpo de cristo fica mais fácil! Como surgiu a Igreja em Células ?

A explosão do movimento celular em nosso século aconteceu na Igreja do Evangelho Pleno com a experiência de David (Paul) Young Cho, na Coréia, que implantou em 1964 grupos familiares em sua igreja que então contava com 2.400 membros chegando a ultrapassar a marca de um milhão de membros. Fazendo com que o número de evangélicos na Coréia chegasse a 40% e em Seul a 50%. A partir daí, inúmeras igrejas ao redor do mundo têm adotado esta estratégia. A Missão Carismática Internacional (MCI), com Séde em de Bogotá, capital da Colômbia.,sob a liderança do casal César e Cláudia Castellanos, nasceu em 1984 com oito pessoas na sala de sua casa. A princípio, adotando o modelo coreano, Castellanos experimentou um sucesso limitado, até que Deus lhe deu a estratégia dos grupos de doze. Os detalhes desta experiência estão narrados no livro “Sonha e Ganharás o Mundo”. A congregação de Castellanos contava com setenta células, quando Deus lhe deu o modelo dos doze, em 1991. De lá para cá esse número se multiplicou e hoje a MCI conta com mais de 25.000 células.

Visão da igreja em células busca :

Transformar todo crente em um líder, no prazo mais curto possível, para ganhar nossa nação para Jesus.


Quais os pilares desta visão?


Este modelo se baseia em quatro pilares fundamentais: GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR e ENVIAR. Uma maneira didática de ilustrar isso é a Escada do Êxito ou Escada do Sucesso, na qual cada degrau representa uma verdade e para cada verdade existem ferramentas específicas.


GANHAR


Células Evangelismo Pessoal Eventos de Colheita Cultos de Celebração E Redes CONSOLIDAR

Fonovisita Visitas Pré-Peniel Peniel Pós - Peniel


DISCIPULAR


Escola de Líderes

D.E.B.Q

I.T.Q


ENVIAR

Formar sua Célula

Ministério

Missões


Estratégias da visão


Consolidação: o contato na primeira semana da decisão.

Peniel: Um retiro espiritual(face a face com Deus)

Escola de líderes: de 9 meses a 1 ano de treinamento visando preparar para a liderança de células

1. Células: a espinha dorsal da igreja. Todo membro da igreja deve ser membro de uma célula. Células têm ênfase evangelística e são compostas por um mínimo de 3 e um máximo de 15 pessoas. O alvo de toda célula é multiplicar-se

2. Ministério: Para aqueles que desejam se tornarem obreiros credenciados, pastores . Uma estratégia eficiente de pastoreio de multidões.

Comprometido em ganhar almas!

A salvação das Almas é o desejo ardente do coração de Deus por isso para ganhar é necessário haver um comprometimento com Deus ao combinarmos o nosso tempo com o tempo de Deus seremos poderosamente usados na unção do Espírito Santo.

O que significa ganhar almas:

1. É o processo onde anunciamos o evangelho a toda criatura, porém devemos cuidar para que estes possam dar frutos dignos de arrependimento.

2. É um privilégio que Deus confiou aqueles que foram remidos pelo sangue de Jesus. “Os que ensinam a justiça à multidão, resplandecerão como as estrelas, sempre e eternamente” (Daniel 12:30)

3. É uma demonstração de amor. “Sabei que aquele que converter o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados” (Tiago 5:20).

Para sermos úteis e comunicar o evangelho é necessário um exercito, o qual deve ser formado por homens e mulheres que tenham sido redimidos e transformados pelo sangue de Jesus e cuja paixão seja ganhar almas. “O que ganha almas é sábio” (Prov. 11:30)

Razões porque devemos ganhar outros para Jesus

1. Porque elas valem muito para Deus. O valor de uma alma é incalculável.

Marcos 8:36 “Que aproveita o homem se ganhar todo o mundo e perder sua alma”

2. Jesus pagou um alto preço por eles. (I Pedro.1:18-19)

3. A fé em Jesus é o único meio para se experimentar a salvação. A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Somos usados para comunicar a Palavra que gera fé.

O que fazer para ser um ganhador de almas

1. Quando entendermos a seriedade do nosso chamado não descansaremos até que possamos cumprir o propósito de Deus na terra.

2. Ser uma pessoa redimida (reconhecer seus pecados, confessar, renunciar a eles e pedir sua graça restauradora para sua vida)

3. Ter compaixão pelos perdidos

4. Capacitar-se biblicamente (devemos nos preparar como soldados que manejam bem a Palavra da Verdade)

5. Ser cheio do Espírito Santo

6. Ser de bom testemunho

7. Deixar que esta Visão entre em você. Ao encher-nos da visão nos tornamos reprodutores de vida, ganhadores de alma. O clamor de Deus é: “A quem enviarei e quem irá sobre nós?” Nossa resposta deve ser: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaias 6:8)

A visão é ganhar almas.

Onde começa o degrau de ganhar? Na amizade. Com ela você já deve ter uma intenção, um propósito definido para com a vida daquela pessoa que é levá-la a Cristo. Onde termina este processo? Com a oração de confissão. Acabou de orar, acabou o 1o. degrau. Vejamos agora o roteiro desse primeiro degrau. Ganhando Através das Células !

Estratégia espiritual para se ganhar almas para Jesus!

Intercessões com jejuns especifico durante um mês pela salvação dessas vidas.

Cada um componente da célula assume o compromisso de orar pelas novas pessoas todos os dias.

Contato Amistoso

Após estes 30 dias de oração e jejum, deve-se estabelecer um contato com cada pessoa com a finalidade de mostrar interesse pelo seu bem-estar. o vínculo de amizade. Na semana seguinte seguirá o próximo passo.

Contato Evangelístico

Compartilhando João 3:16 - Faz-se um convite para um lanche ou um passeio, caso seja oportuno. Neste encontro compartilha o que Deus tem feito em sua vida e apresenta o diagrama de João 3:16, ou as Quatro Leis Espirituais .

Conduzir a Jesus

Conduzir a pessoa até ao ponto da oração de entrega a Jesus. Não esperar que ela vá à igreja ou à célula. Ali mesmo levá-la ao ponto de fazer a oração de entrega da sua vida a Jesus.

Convidar para as reuniões da Célula

Agora os seus amigos deverão ser convidados a participar das reuniões da célula. (Célula Evangelística) Uma boa estratégia para trazer os amigos até a célula é fazer um lanche e convidar todos os amigos pelos quais se intercedeu durante os 30 dias.

Convidar para os Cultos de Celebração

Falar logo do culto principal da Igreja, convidando-o a estar presente. Mostrar a importância das celebrações de todo o corpo.

Eventos de Colheita

Convidar a pessoa sendo trabalhada, a participar de qualquer evento de colheita que porventura esteja sendo realizado. Estes devem ser feitos pelo menos uma vez por mês nas Redes. Ganhando Através das Reuniões da Igreja.

Convite para salvação

Deve-se fazer o convite para a salvação em cada culto.

A Primeira estratégia - Após a pregação, o pastor pede para todos inclinam a cabeça e o pregador faz uma oração de entrega, repetido por todos. Depois se pergunta quem fez essa oração pela primeira vez e convida-se para vir à frente.

A segunda estratégia o pastor pede para aqueles que desejam aceirar Jesus como seu único e suficiente salvador levantar as mãos neste momento todos os membros presentes devem levantar as mãos logo após o pastor fará a seguinte pergunta: Quanto de vocês estam fazendo isso pela primeira vez? Se houver o pastor pedira a gentileza de ir à frente para fazerem a oração de confissão.

Após deve se levar a pessoas para a sala de consolidação o Líder dos Consolidadores pode fazer a apresentação do diagrama de João 3:16 Apresentando o Plano de Redenção após o responsável deve fazer uma oração incluindo as necessidades daquela pessoa.

Consolidar

A consolidação é atenção que devemos dispensar ao novo crente para reproduzir nele o caráter de Cristo, de maneira que sua vida cumpra com o propósito de Deus: Dar fruto que permaneça (João 15:16).

“Princípio de Consolidação”.

Levar o novo crente a aprender a viver, não por emoção, mas por convicção, para que não desfaleça e retroceda. Visa formar o caráter de Jesus nesse novo discípulo; firmá-lo na fé e lançar firmes fundamentos para o seu pleno desenvolvimento como um líder frutífero que haverá também de se reproduzir.” A Consolidação na Primeira Semana

Frentes de Consolidação

Na Célula - Quando a pessoa recebe Jesus na célula o líder imediatamente começa o processo. O líder será o responsável pela consolidação, juntamente com sua equipe.

Na Igreja - Quando a decisão ocorre nas celebrações da Igreja a equipe deve estar preparada nos momentos dos apelos, indo à frente para assistir ao decidido:

1.Orar pelo novo convertido 2.Convite para ir a sala de consolidação 3.Fazer um quebra-gelo 4.Confirmar a salvação para a pessoa 5.Preencha a ficha de consolidação 6.Fonovisita 7.Visita

A fonovisita

A fonovisita É uma "visita" telefônica própria do ganhador de almas que deve acontecer em no máximo 24 horas. Por isso deve ser feita com eficácia e enfocada sempre em benefício do novo convertido. Caso a pessoa não tenha um contato telefônico deverá ser enviado uma correspondência que chegue rápido (fax, telegrama, carta). Esta vida que custou o sangue de Cristo está agora em suas mãos.

Propósito da Fonovisita

1) Reconfirmar que estamos levando a sério à decisão do novo convertido ao lado de Cristo;

2) Mostrar que estamos com um interesse genuíno pela pessoa e por suas necessidades;

3) Ganhar a confiança do novo convertido;

4) Deixar marcada uma visita. Visita - O Consolidador designado ao novo discípulo acompanha o líder de célula ou encarregado da primeira visita. Será o primeiro contato provável, onde irá marcar uma nova visita devendo encontrar-se com ele uma vez por semana, de oito a dez semanas, para juntos fazerem estudos com temas que sua igreja indicará ). Para fazê-lo voltar-se às coisas espirituais peça a Deus uma palavra para o momento. O novo convertido deverá ser encaminhado à célula do seu consolidador e depois:

O Pré - Peniel

O novo discípulo é encaminhado à classe do Pré - Peniel onde será preparado para o Peniel de três dias. Nenhuma pessoa que deixou de passar por esta fase pode participar do Peniel.

Objetivo: Levar o novo crente a passar por alguns elementos básicos da vida cristã com vistas à certeza da sua salvação, os benefícios da Cruz e o poder libertador de Deus, preparando-o, assim, para o que irá ocorrer no encontro de três dias. Seguem algumas sugestões de palestras. Há muitas formas de se apresentar as mesmas verdades.

Peniel

O que é o Peniel?

É a primeira experiência de confrontação face a face com Deus, consigo mesmo e com as demais pessoas, que o motivará a refletir no seu viver diário e a projetar-se com paz e segurança em Jesus Cristo para o futuro. O Peniel é uma experiência genuína com Jesus Cristo, com a Pessoa do Espírito Santo e com as Sagradas Escrituras, no qual, mediante conferências, seminários, vídeos e autoexame se leva o novo convertido ao arrependimento, libertação de ataduras e cura interior. O propósito é dar orientação clara, à luz das Sagradas Escrituras, ao recém convertido, sobre seu passado, presente e futuro com Jesus Cristo, mediante ministrações a nível pessoal e de grupo... Desta maneira, o novo crente é preparado para desenvolver uma relação íntima com o Senhor, facilitando-lhe o aprendizado da oração, leitura da Palavra e o conhecimento da visão.

O Peniel tem treis propósito essenciais:

Primeira: É um face a face com Deus, onde a pessoa descobre sua real situação em relação ao seu Criador;

Segunda: É encontro consigo mesmo, porque depara-se com a realidade da distância entre o plano original de Deus e sua experiência;

Terceira É encontro com seus irmãos, pois o homem vai demonstrar o quanto ele tem de Deus, nos relacionamentos com seus irmãos. Pós - Peniel

Ensinar o novo discípulo a lidar com os contra- ataques do inimigo , como relacionar-se com o mundo, os amigos, como vencer as tentações, problemas com a carne, o pecado, o mundo e o diabo . obs: Só podem participar do Pós – Peniel os que fizeram o Peniel.

Ensinar

Ensina-se através da Escola de Líderes e da participação do D.E.B.Q (departamento educacional bíblico quadrangular) como também I.T.Q (Instituto teológico Quadrangular) Neste degrau após ter passado pela Escola de Líderes.

Escola de líderes M.D.F. Modelo de discípulo fiel

A Escola de Líderes é para quem já passou pelo Peniel. Seu objetivo é preparar líderes de células eficientes, com a habilidade de ganhar vidas para Cristo e discipulá-las. É um programa de ensino simples, voltado para questões práticas, mas a autoformação é grandemente estimulada. Excelência em tudo é a palavra de ordem. Porém o treinamento é feito não apenas na sala de aula, mas também na célula. Ali é o lugar de sua formação como líder.

A Escola de Líderes está dividida em três níveis. O nível I é para formar o crente. O nível II é para formar a célula. O nível III é para formar o líder. A duração do curso é de 9 meses, três trimestres. As aulas são ministradas uma vez por semana. Enviar

Envia-se as vidas quando já estejam preparadas para dirigirem suas próprias células de multiplicação ou quando forem designadas para implantar a visão em outros territórios da nação.

Neste degrau você deverá:

1. Montar sua própria equipe 2. Ter sua própria Escola de Líderes 3. Ministério de tempo integral (pastor celular) 4. Missões (dentro das células ou fora dela) Conquistar cidades Conquistar nações. Princípios Utilizados por Jesus Com Seus discípulos

1.Seguiu a Liderança do Pai na escolha dos discípulos; 2.Selecionou Doze dentre a Multidão; 3. Fez um convite Pessoal a todos eles; 4.Apresentou-lhes a Exigência de sua liderança; 5. Trabalhou Com uma Meta Estabelecida; 6.Ele Treinou seus discípulos. 7.Delegou Responsabilidades; 8.Deu-lhes instrução clara e objetiva sobre o que fazer; 9.Ele os supervisionou; 10. Fez Correções nas áreas que mostravam necessidade de ajustes, 11. Comissionou-os a ser uma reprodução de sua vida e ministério O que são células

1.São os pequenos grupos se reunindo, nos lares principalmente ou em outros lugares pré-determinados, onde o líder é o que serve coordenando os trabalhos e que contam com a participação de todos.

2.É um grupo de encontro em comunhão (koinonia) onde podemos abrir os nossos corações para ajudarmos e recebermos ajuda, onde todos devem se conhecer e se amar

3.E um grupo de exaltação a Deus , pois fomos criados para exaltar e adorá-lo

4.É um grupo de edificação que estuda a palavra de Deus através de reflexões semanais.

5.É um grupo de evangelismo. Todos se esforçam para levar outras pessoas para ouvirem a mensagem de libertação e salvação em Jesus Cristo.

6.É o cumprimento da "Grande Comissão". Temos que entender que ao abrir a porta de nossa casa equivale a levar a arca de Deus, a presença de Deus ao seu lugar, procurando desde ali irradiar a luz do evangelho a toda uma comunidade. Ao seres fiel no pouco (uma célula) o será se irá encarregar de colocar-te sobre o muito.

O êxito da igreja está nas células porque favorece a formação e a capacitação dos discípulos que se encarregarão de difundir a mensagem em todo o mundo. Qual a estrutura de liderança de uma Célula?

Líder - é o responsável pela direção da célula e pastoreamento direto de seus membros. Ele necessariamente tem que estar debaixo de uma autoridade maior ou seja de seu pastor titular ou a quem o pastor titular nomear de qualquer forma o líder devera estar debaixo da liderança de alguém

Colider é um líder em treinamento, alguém que tem correspondido em interesse e aliança e pode assumir responsabilidades secundárias, inclusive ajudando na direção das reuniões.

Secretario (a) Serão aqueles que cuidarão da parte da organização e do funcionamento de uma célula, um serviço administrativo onde o mesmo fará os relatórios e cuidara da parte social etc.

Anfitrião é a pessoa que abre sua casa ou disponibiliza o local para as reuniões da célula. O que são as Redes?


Uma Igreja em Células é organizada em redes.Os líderes de redes serão discípulos de preferência , ou seja, lideres dos grupos missionários da igreja ou aquele (a) a quem o pastor titular designar podendo ser casais ou ate mesmos os pastores. Seu trabalho será desenvolver estratégias gerais, estabelecer metas, organizar trabalhos específicos e outras programações dentro dos interesses da rede, além de comandar as reuniões gerais e os grandes eventos.


Redes ministeriais:

Redes de Grupos Heterogêneos:

Homens, Mulheres, Jovens, adolescentes, juniores e crianças Redes de Grupos Homogêneas: Sendo do mesmo sexo, ou seja, só homens ou mulheres


Objetivos:


1.Operacionalizar a visão da igreja na esfera de atuação da Rede

2.Trabalhar sob a liderança maior e supervisão do pastor principal.

3.Aplicar toda a visão da igreja a seu grupo heterogêneos ou homogêneo

4.Treinar seus lideres,

5.Coordenar todo o trabalho das células dentro da Rede, estabelecendo metas de crescimento

6.Organizar e dirigir os encontros da rede

7.Promover uma reunião semanal de toda a Rede.

8.Estabelecer o programa de jejum e oração da Rede

9.Assegurar de que toda a vida da Rede gere frutos em forma de discípulos que manifestam o caráter de Cristo, se reproduzam e se desenvolvam em todas as áreas da vida cristã. Redes de apoio


São ministérios criados para fortalecer a igreja em célula e são ligados direto com o pastor titular e sua equipe. Exemplo: Ministério de Evangelismo, Ministério de Dança, Ministério de libras etc.


 
 
 

Commenti


Estudos em Destaque
Estudos Recentes
Arquivo
bottom of page